#Virecarranca para defender o Velho Chico

Que o rio São Francisco, chamado de "Rio da Integração Nacional", é super importante para todos os locais onde ele passa todo mundo sabe, ou pelo não deve se surpreender quando ouve isso. Mas você sabia que o Velho Chico enfrenta graves problemas por todo o seu curso? 

Vire carranca para defender o Velho ChicoDesde a sua nascente na Serra da Canastra (MG) até sua foz na divisa de Sergipe com Alagoas, o rio enfrenta inúmeras dificuldades como assoreamento, contaminação por produtos químicos, descaracterização de suas margens dentre outros. Atualmente, a redução da vazão das hidrelétricas localizadas no rio está comprometendo a pesca e navegação no rio, criando extensos bancos de areia que antes não existiam. Sem falar nos vários canais para levar suas águas a locais no sertão nordestino que podem comprometer a integridade desse importante recurso brasileiro. Várias cidades, algumas com mais de 20 mil habitantes, já estão relatando falta de água, mesmo morando em uma das bacias hidrográficas mais extensas do país.

Preocupado com essa realidade e com o quê o futuro pode trazer se nada for feito, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco criou a campanha "Eu viro carranca para defender o Velho Chico". Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação e revitalização do rio, a campanha pretende mobilizar as cidades, pessoas e internet no dia 3 de junho, amanhã, no Dia Nacional de Defesa do rio São Francisco.

Nas cidades banhadas pelo rio, ocorrerão barqueatas ecológicas, plantação de mudas de árvores, caminhadas e várias outras ações mostrando a urgência em começar a cuidar do rio que ajuda a vida de milhões de pessoas nos 6 estados banhados pela bacia do rio São Francisco.

No entanto, se você não mora nessa região pode ajudar também. Acesse o hotsite da campanha, se informe e baixe as imagens para você compartilhar nas redes sociais. Também poderá postar suas fotos do Velho Chico e compartilhá-las com a hashtag #virecarranca.

Só não deixe de participar e mostrar que o futuro depende das ações que fazemos hoje. E conservar a água significa garantir nossa sobrevivência, das inúmeras populações locais, plantas e animais que dependem do Velho Chico para existir.

Eu viro carranca para defender o Velho Chico

#Virecarranca para defender o Velho Chico #Virecarranca para defender o Velho Chico Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:00 Rating: 5

Nenhum comentário: