Dois pesquisadores da UFRJ ganham o Prêmio Pesquisador do Ano 2013 da Biotech-Space


Dois pesquisadores da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) ganharam o prêmio Pesquisador do Ano – 2013. Os pesquisadores Paula Grazielle Chaves da Silva, na categoria Aluno Pesquisador, e Stevens Kastrup Rehen, na categoria Pesquisador Pleno, foram reconhecidos pelos seus méritos pela comunidade de pesquisadores em biotecnologia e biociências do Brasil.

O Prêmio Pesquisador do Ano foi instituído pela rede de pesquisadores Biotech-Space (www.biotechspace.com.br) para promover o reconhecimento de pesquisadores e alunos que tenham contribuído de forma relevante à pesquisa na área.

As indicações para o prêmio são feitas pela própria comunidade de pesquisadores de diversas instituições brasileiras pertencentes a Rede Biotech-Space. A seleção é feita por um comitê composto por pesquisadores das melhores universidades e centros de pesquisa do país. 

O prêmio Pesquisador do Ano – 2012 foi outorgado ao pesquisador Willy Beçak, do Instituto Butantan de São Paulo. Para a edição de 2013, além do prêmio ao Pesquisador Pleno, foi instituído o prêmio Aluno Pesquisador. 


A Biotech-Space surgiu em 2012, com o objetivo de promover a produção de inovações de empresas brasileiras com base no conhecimento acumulado nas universidades e centros de pesquisa. Para isso, a Biotech-Space desenvolve as seguintes atividades: 

- Comunidades: Permite a publicação de notícias e artigos e fomenta a interação entre pesquisadores sobre determinados assuntos interdisciplinares ou especializados.

- BioTalent: prepara alunos de graduação e pós-graduação das áreas de biotecnologia e biociências para atuar em negócios de inovação de empresas (próprias ou de terceiros), fomentando o empreendedorismo e a colocação profissional desses alunos. A participação de alunos nas inovações das empresas permite que se encurte o tempo de lançamento de novos produtos, além de oferecer um futuro profissional aos alunos que não pretendem ou não tem possibilidade de se dedicar à pesquisa acadêmica.

- Biolist: reúne cerca de 20 mil produtos de diversos fornecedores de biotecnologia em catálogos que facilitam o processo de aquisição de reagentes, materiais, equipamentos, software e serviços por parte dos pesquisadores espalhados por todo o Brasil.

- Troca de equipamentos e insumos: fomenta a doação ou troca, entre instituições de pesquisa, de equipamentos ociosos e de insumos não utilizados e que seriam desperdiçados dentro da instituição.

- Troca de serviços: promove a prestação de serviços de pesquisa, por troca ou consultoria, entre as instituições brasileiras.

A Biotech-Space mantém contato com aproximadamente 8.000 pesquisadores de quase todas as instituições de pesquisa do Brasil, e sua rede social na Internet conta com 1.500 pesquisadores cadastrados.

*Guest post por Biotech-Space
Dois pesquisadores da UFRJ ganham o Prêmio Pesquisador do Ano 2013 da Biotech-Space Dois pesquisadores da UFRJ ganham o Prêmio Pesquisador do Ano 2013 da Biotech-Space Reviewed by Túlio Lima Botelho on 20:34 Rating: 5

Nenhum comentário: