Cuidados com os ralos - Dia a dia Sustentável #1

Todos os dias ouvimos falar de sustentabilidade, de ações práticas para preservar o meio ambiente, ações que podemos fazer em casa. Que ações são essas? São fáceis de fazer? São sim: simples, práticas e que só trazem benefícios. Nessa nova série aqui no blog, o Dia a dia Sustentável, vamos falar um pouco dessas ações, de como você pode fazê-las e perceber claramente que é o melhor a se fazer.

Pense sustentável
Pense sustentável. Criação da imagem: João Paulo

Bom, vamos começar falando de uma parte da estrutura de sua casa que recebe muita coisa que não deveria: os ralos. Diariamente, uma infinidade de itens são jogados, seja intencionalmente ou não, nos ralos de pias, tanques, do chuveiro... Devemos tomar muito cuidado com isso, porque os restos que caem no ralo contribuem para o entupimento das tubulações de sua casa. Isso causa um transtorno enorme, com transbordamentos e os custos para consertar.

Sem falar dos danos ambientas. No Brasil, são poucos os municípios em que o esgoto é tratado. Neles, a rede de esgoto desemboca em algum curso de água perto dali. Dessa forma, junto com o esgoto, chegam aos rios restos de comida, óleos, fio dental, cabelos e outros resíduos que não podem estar ali. Toda essa carga extra de sujeira que chega às águas de nossas cidades só piora cada vez mais sua qualidade. E como consequência temos também um cheio horrível, proliferação de muitos animais indesejáveis e grandes chances de contrair doenças.

E nas cidades onde é feito o tratamento de esgoto, o lixo que vai ralo abaixo também não é legal. Toda essa sujeira atrapalha o sistema de tratamento, deixando-o ineficiente. É imprescindível que as pessoas fiquem atentas para que nos ralos não passe nada que possa ser prejudicial às águas. Para isso, o primeiro passo é simples: coloque uma grade de proteção nos ralos. Isso ajuda a segurar boa parte do material com dimensões maiores. É muito bom usá-las na pia da cozinha, evitando que restos de comida vão para a tubulação.

Ralo não é um lugar feito para jogar lixo. Fio dental, cabelos, óleos, restos de comida, lenços, papeis, fraldas (no caso elas são jogadas no vaso sanitário, mas no final causam o mesmo impacto dos dejetos que vão pelo ralo), todos esses objetos devem ser jogados no lixo. Vamos ver agora sobre dois item que causam danos demais aos canos e rios:

FIO DENTAL: esse pode ser um resíduo que complica a tubulação de seu banheiro. Quando jogado ralo abaixo, ele pode permanecer nos encanamentos, enrolando-se formando uma barreira que permite que outras impurezas fiquem retidas ali. Resultado: canos entupidos e riscos de transbordamentos nas sua casa.
O que fazer? Jogue no lixo, não há outra opção melhor!

ÓLEOS: com certeza os óleos, mais comum o de cozinha, são grandes vilões do meio ambiente que descem pelos ralos. Para cada litro de óleo que você joga pelo ralo da pia, 1 milhão de litros de água são poluídos. Essa poluição não consegue ser tratada nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e vão acabar com toda a vida naquele rio. Todos sabem que a água e o óleo não se misturam, por isso, o óleo que chega aos rios forma uma camada na superfície, atrapalhando a oxigenação da água e causando uma mortandade de peixes e outros animais aquáticos.
O que fazer? Guarde o óleo usado em garrafas PET, ou em outro recipiente, e leve para um posto de coleta para reciclagem. Ele poderá virar vários outros produtos. Muitas pessoas fazem sabão com esse óleo, doe para eles ou faça você mesmo. Não é difícil!

Não jogue o óleo pelo ralo

O que deve descer pelo ralo é apenas água, nada mais! E quando digo apenas água, me refiro a água estritamente necessária para as atividades. Nada de desperdício, ok?
Cuidados com os ralos - Dia a dia Sustentável #1 Cuidados com os ralos - Dia a dia Sustentável #1 Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:30 Rating: 5

Um comentário:

  1. Parabéns Túlio pela iniciativa. Ações simples que fazem toda a diferença para o Planeta Terra.

    ResponderExcluir