De olho na energia - Dia a Dia Sustentável #3

Já parou para pensar como seria ruim se ficássemos sem eletricidade em nossas casas? Nada de computador, TV, chuveiro quente, iluminação. Internet no celular nem pensar, para economizar bateria. 

photo credit: D.o.M.e.N.i.C.o (memmo77) via photopin cc
Muitos devem se lembrar do racionamento de energia que ocorreu em 2001, e da sombra de um apagão caso o racionamento não adiantasse. Esse ano, a situação também não está nada boa. A falta de chuva contribuiu para a diminuição dos volumes de água nos reservatórios para geração de energia. E a demanda só aumenta. Para atendê-la, as usinas termelétricas foram acionadas, poluindo o ar e aumentando o valor da conta que chega em sua casa todo mês.

Por isso, é sempre bom economizar energia. Muito mais que apagar luzes e ficar de olho no chuveiro, uma boa economia de eletricidade envolve várias ações, inclusive na estrutura da sua casa. Observe algumas:


    Selo PROCEL
  • Fique atento ao selo do PROCEL: esse selo indica que o produto foi testado e seus nível de consumo de energia avaliados. Esse selo indica que o produto possui uma boa eficiência energética, gastando menos energia elétrica. Fique de olho!
  • Não coloque roupas para secar atrás da geladeira: pode admitir, é muito comum isso acontecer em todas as casas. A roupa não conseguiu secar a tempo de seu compromisso, então você coloca ela atrás da geladeira para terminar de secar, já que lá é quente. Péssima ideia. Roupas ali vão sobrecarregar o aparelho, puxando mais energia. Isso gera maiores gastos e diminuição da vida útil de sua geladeira.
  • Não fique muito tempo com a porta da geladeira aberta: ainda falando das geladeiras, não fique muito tempo com a porta aberta, escolhendo o que vai retirar. Seja breve. O ar quente que entra quando a porta está aberta força o motor da geladeira a resfriar seu interior, gastando mais energia. Não forre as prateleiras, pois isso impede que o ar frio circule corretamente, causando a mesma pressão sobre o motor. Não coloque geladeiras e freezers próximos do fogão ou outras fontes de calor, e afastadas pelo menos 15 cm da parede. E lembre-se: não deixe acumular muito gelo nesses aparelhos. Sempre que possível descongele-o.
  • Adote um sistema de aquecimento em sua casa: o chuveiro é um dos grandes vilões do consumo de energia. Ele consome muito, por isso é sempre bom tomar banhos rápidos (isso economiza água também!), com a chave na posição verão. No entanto, adote um sistema de aquecimento solar no chuveiro, a economia de energia será muito grande, valendo a pena o investimento nos equipamentos comprados.
  • Mantenha portas e janelas abertas: sempre que for possível, mantenha-as abertas, para que a luz entre e o vento possa refrescar nos dias quentes. Essa prática diminuirá os gastos com luz artificial e ar-condicionado.
  • Pinte sua casa com cores claras: a escolha das tonalidades das paredes é fundamental para a economia de energia elétrica. Cores claras refletem melhor a luz que incide sobre as paredes, não exigindo lâmpadas muito potentes à noite.

E, como sempre, evite deixar lâmpadas acesas em cômodos vazios; use lâmpadas fluorescentes; desligue os aparelhos elétricos que não estiver utilizando. Como você pode ver, não é difícil economizar energia, que ajuda o meio ambiente e seu bolso!

Para encerrar, confira uma lista dos 10 eletrodomésticos que mais gastam energia:

10 eletrodomésticos que mais gastam energia
Fonte: Blog Débito e Crédito.
De olho na energia - Dia a Dia Sustentável #3 De olho na energia - Dia a Dia Sustentável #3 Reviewed by Túlio Lima Botelho on 11:04 Rating: 5

Nenhum comentário: