Espécie do Mês - Paineira rosa

Árvores floridas chamam a atenção de muita gente. Ainda mais quando suas cores são vivas. A paineira rosa (Ceiba speciosa) é um desses casos. Acompanhe...

Paineira rosa (Ceiba speciosa)

Originária da América do Sul, a paineira ocorre em naturalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul,
Caule de paineira
Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Alcança até 30 m, com caule  esverdeado fotossintetizante e acúleos rombudos, provavelmente com função de defesa contra insetos. 

O caule fotossintetizante é uma ótima estratégia desse vegetal, pois ele perde grande parte de suas folhas durante a estação seca. Dessa forma, a paineira consegue manter seu crescimento.

Suas folhas caem na época da floração, cujas flores possuem 5 pétalas, de cor rosa e bordas brancas. 

Seus frutos são grandes e se abrem quando maduros, liberando as sementes que estão envolta numa fibra, a paina, que ao vento percorrem longas distâncias. A paina é usada no preenchimento de almofadas, travesseiros e pelúcias.

A madeira é leve, mole, pouco resistente e com baixa durabilidade. Uma grande aplicação é no paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos. Com sua floração durante o verão e outono, a paineira rosa se torna uma espécie importante para tornar esses locais ainda mais belos.

Fruto da paineira e paina
Fruto da paineira e paina
Espécie do Mês - Paineira rosa Espécie do Mês - Paineira rosa Reviewed by Túlio Lima Botelho on 17:00 Rating: 5

Nenhum comentário: