Dica de Leitura - Além de Darwin (Reinaldo José Lopes)

A evolução da vida é um tema que sempre desperta a curiosidade das pessoas. Seja para descobrir nossas origens ou pelas polêmicas que ela traz, praticamente todo mundo tem sua opinião sobre a evolução. Eu, particularmente, sempre me interessei pelo tema e quando ouvi falar desse livro, fiquei louco para começar a ler.

Além de Darwin, do Reinaldo José Lopes, explora de forma muito didática esse tema, podendo qualquer pessoa, conhecedora do assunto ou não, entender fatos sobre a evolução de diversos grupos de seres vivos. Porém, esse livro não mostra apenas linhagens evolutivas. Bem mais que isso, os textos que compõem essa obra abordam diversas características e fatos da história natural de vários organismos, mostrando o porquê de certas características serem assim.

Os textos estão divididos em seções. A primeira, sobre reprodução em geral, traz textos que falam sobre a relação de fetos e suas mães, história da reprodução sexuada e homossexualidade. Depois, passamos a entender sobre as inteligências dos seres vivos. Os golfinhos são inteligentes mesmo? Qual é a dos parasitas que dominam mentes? Esses e outros assuntos são abordados.

O DNA, uma das peças chave no processo evolucionário, também tem sua participação em textos sobre alterações que guiam surgimentos de novas espécies. Passamos por elos evolutivos, mostrando a origem do homem, seres terrestres e baleias, sobre os dinossauros penosos, visão a cores e tantos outros. O livro ainda aborda um pouco da polêmica envolvendo a evolução e pensamentos religiosos, de uma forma nem um pouco agressiva e muito esclarecedora. Por fim, uma reflexão sobre os destinos que damos ao mundo, às espécies e que consequências surgirão disso.

A leitura é leve, de fácil entendimento e altamente recomendada a qualquer um. Se você gosta, ou tem algum interesse, na evolução da vida, leia esse livro. Garanto que irá gostar muito.
Dica de Leitura - Além de Darwin (Reinaldo José Lopes) Dica de Leitura - Além de Darwin (Reinaldo José Lopes) Reviewed by Túlio Lima Botelho on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário: