Fim de ano mais verde - Dia a Dia Sustentável #4

Fim de ano chegando, todo mundo animado com as festas e os presentes, não é mesmo? Vou parecer chato aqui (rsrsrs), mas nem nessa época podemos deixar de agir de forma correta, pois época de festas geram muitos resíduos. Bom, vamos direto ao ponto que hoje todo mundo deve estar correndo para terminar as compras:

Natal Sustentável


Reduza as embalagens: todo mundo quer dar um presente especial a pessoa que ama. Para isso escolhe algo bem bonito e embrulha numa linda embalagem. E ela, depois de aberta, vai parar aonde? No lixo, eu espero. Só que muitas vezes, as lojas fazem grandes embrulhos, com muito material. Me disseram uma vez que "menos é mais" e acredito que esse é o caso. Muitas embalagens podem ser lindas, mas irão tudo para o lixo e talvez não receberão o destino correto. Dê presentes com o necessário de embrulhos. Afinal, o importante não é a embalagem, e sim seu conteúdo.

Prefira produtos locais: os alimentos da ceia podem vir de lugares diferentes, mas garanto que um ou outro podem ser encontrados na sua região, sem ser industrializados ou percorrerem quilômetros até os mercados. Dê preferência a produção local. Você ajuda sua comunidade e pode achar produtos mais saudáveis, produzidos na zona rural de seu município sem adição de defensivos químicos e outras substâncias prejudiciais.

Dê o destino correto aos resíduos de sua ceia: uma ceia sempre terá seus resíduos: embalagens, garrafas, copos, comida... Não deixe ir para o lixo comum. Separe o lixo e encaminhe-o para a reciclagem. Sobrou muita comida e ninguém aguenta mais comer? Por favor, não jogue fora!! Se ela ainda estiver em condições de ser consumida, dê para alguém: um vizinho, amigo ou aquele carinha que mora na rua e que ninguém dá bola. Nada de desperdício.

Foram só algumas dicas, para que esse Natal seja melhor ainda. E aproveito para desejar um Feliz Natal a todos vocês, leitores do blog. Que tudo de melhor chegue para vocês nessa data. Até mais!
Fim de ano mais verde - Dia a Dia Sustentável #4 Fim de ano mais verde - Dia a Dia Sustentável #4 Reviewed by Túlio Lima Botelho on 17:30 Rating: 5

Nenhum comentário: