A preocupação com a água ainda não terminou - Dia a Dia sustentável #5

Enfim, as chuvas voltaram. Não na quantidade que gostaríamos, mas já foi alguma coisa. E nessa pouca precipitação que tivemos já percebi que muita gente acha que o problema da falta de água virou coisa do passado. Por aqui, observo o pessoal usando mangueiras para lavar as calçadas e imagina o que não devem estar fazendo dentro de suas casas.

Não é assim gente! Por mais que chova bastante, devemos aprender a economizar água. Mesmo se a situação melhorar, quem garante que ela não ficará crítica novamente? Por mais que o pessoal lá de cima possa ter sua parcela de responsabilidade na gerência e manutenção de todo o sistema, a população tem que fazer a sua parte que é importantíssima: economizar. Então vamos bater nessa tecla mais uma vez, porque em muitos lugares os reservatórias ainda estão diminuindo e o povo precisa lembrar de mais algumas dicas.


Verifique se há vazamentos: vazamentos devem ser percebidos o quanto antes, pois gastam água demais. Um furo de 2 mm em um cano pode desperdiçar até 96 mil litros de água por mês! Fique atento na sua conta. Se ela vier mais cara que o normal, pode ser sinal de que você possui um vazamento em sua casa.

Fique de olho nas torneiras: sempre feche bem as torneiras. Torneira pingando gera um gasto desnecessário. Em um ano, o desperdício com o pinga-pinga pode chegar a 16 mil litros. Feche-as também enquanto estiver escovando os dentes e lavando a louça. Torneira aberta enquanto não se usa a água é sinal que, além da água, seu dinheiro está indo pelo ralo.

Sempre encha a máquina: uma máquina de lavar roupas consome muita água. Portanto, sempre utilize a capacidade máxima do aparelho. Além de economizar água, você ainda economiza eletricidade agindo dessa forma. Não se esqueça de usar a água do enxágue para lavar o chão.

Armazene água da chuva: algo que muitas pessoas fazem, quando começa a chover, é colocar tambores para armazenar a água da chuva. É uma estratégia interessante, em que você pode usar a água armazenada para lavagem de chão, calçadas, carro entre outras coisas. Caso opte por fazer isso, nunca se esqueça de tampar os recipientes quando parar de chover. Não queremos um surto de dengue por aí, não é?

Economize na hora da lavagem: esqueça a mangueira na hora de lavar o carro e o chão. Ela pode ser mais prática, mas seu gasto será bem maior. Sempre use o balde para jogar a água, assim você controla a quantidade utilizada e reduz o consumo. Na hora de lavar o quintal e a calçada, sempre use a vassoura para retirar a sujeira; nada de usar a força da água para isso. Nesse momento, utilize a água que você guardou na chuva ou a água do enxague da máquina de lavar roupa. Mais uma economia para os reservatórios e seu bolso.

Sigam essas dicas, mas existem várias outras para a economia de água. Nesse caso, o único mandamento é: Reduza seu consumo ao máximo. Sempre que puder economizar um pouco, faça. Não deixe para amanhã. O meio ambiente, as pessoas que estão com falta d'água e seu bolso agradecem.

Está com dúvidas sobre seu consumo e onde você pode economizar? Faça essa simulação no aplicativo do site da Sabesp. Fique atento e mude seus hábitos!
A preocupação com a água ainda não terminou - Dia a Dia sustentável #5 A preocupação com a água ainda não terminou - Dia a Dia sustentável #5 Reviewed by Túlio Lima Botelho on 12:30 Rating: 5

Nenhum comentário: