Espécie do Mês - Bem-te-vi

Pessoas que moram nas cidades talvez não tenham muito contato com as aves. Afinal, não são todas as espécies que conseguem se adaptar a esse ambiente. Todavia, uma pássaro consegue vencer essas dificuldades e viver razoavelmente bem nos centros urbanos. Com certeza você já ouviu seu canto "bem-te-vi, bem-te-vi". Falemos um pouco sobre o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus).

Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

Essa ave ocorre em toda a América Latina, do México à Argentina, em uma área estimada em 16 milhões de km². No Brasil, pode ser encontrado em praticamente todo o território, sendo umas das aves mais conhecidas. Pode ser encontrado em matas, ambientes aquáticos e cidades, sendo comumente visto cantando sobre os postes.

Alcança de 20 a 25 cm, pesando até aproximadamente 60 g. Sua coloração é inconfundível: pardo no dorso e amarelo vivo na barriga; cabeça preta com uma listra branca logo acima dos olhos; abaixo do bico, as penas também são brancas. O bem-te-vi possui um topete amarelo que ele só eriça em determinadas situações. Seu bico é preto, achatado, longo e um pouco encurvado, perfeito para a captura de insetos.

Essa espécie possui uma alimentação variada. Alimenta-se de pequenos insetos (podendo capturá-los durante o voo), frutas diversas, pequenos répteis, peixes e girinos. O bem-te-vi costuma ficar em cima de bovinos comendo seus carrapatos e pode atrapalhar na apicultura, por ser predador de abelhas. É uma espécie muito generalista quanto aos hábitos alimentares, sendo observado comendo ração de animais de estimação.

É uma espécie monogâmica e na época de acasalamento machos e fêmeas cantam em dueto, batendo as asas ritmicamente, próximo ao ninho. Ele é construído com o material que estiver mais acessível para a ave: longe dos centros urbanos, é feito principalmente de galhos, folhas e palha. Nos ninhos encontrados nas cidades, eles usam fios, papel, plástico, entre outros materiais. Os ninhos são construídos em árvores e postes, são de forma esférica, com cerca de 25 cm de diâmetro. São postos de 3 a 4 ovos brancos, que lembram ovos de codorna. Os pais defendem com muita agressividade o ninho, sendo observada investida contra quem possa ameaçá-lo, como pessoas e aves de rapina.


Cabe falar aqui mais um pouco sobre o canto dessa ave. Muitos dizem que ele canta "bem-te-vi" outros "triste-vida". Independentemente do que ache, é um canto que chama a atenção por lembrar palavras. A primeira vez que ouvi, bem criança, achei muito legal, o que ajuda a deixar essa espécie tão próxima de quem convive com ele. Vale a pena ouvir um pouquinho e observar seu comportamento. Faça isso também.

Espécie do Mês - Bem-te-vi Espécie do Mês - Bem-te-vi Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:00 Rating: 5

Nenhum comentário: