Espécie do Mês - Erva-mate

Todo mundo já experimentou chimarrão ou um mate, seja como um chazinho quente para aquecer nas noites de inverno ou gelado para refrescar num dia de praia. Essa deliciosa bebida é feita com as folhas de uma árvore típica do Sul do país, a erva-mate (Ilex paraguariensis).

Erva-mate

Nativa da região subtropical da América do Sul, ocorre principalmente no Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile. Pode alcançar 12 metros de altura. Possui o caule acinzentado, folhas ovais e frutos pequenos, de cor verde ou vermelho-arroxeado. Essas plantas só se reproduzem com a ajuda dos pássaros da região, que atuam na dispersão das sementes. Eles comem os frutos e depois defecam as sementes já escarificadas, ou seja, sem a casca que impediria a germinação. Suas plântulas (formas bem jovens) são muito sensíveis ao sol, necessitando de sombreamento até a maturidade.

Os índios guarani utilizavam essa planta frequentemente. No século XVI, foi proibida pelos jesuítas do Brasil por ser considerada "erva do diabo". Mais tarde seu uso foi permitido novamente como alternativa ao consumo de bebidas alcoólicas.

Diversos estudos mostram componentes benéficos à saúde presentes na folha da erva-mate. Seu chá é considerado um combatente aos radicais livres e estimulante sexual por conter saponina, um dos componentes do hormônio masculino testosterona. Além disso, estudos mostraram a presença de ácido fólico, vitaminas, sais minerais e outros compostos benéficos à saúde humana.

Erva-mate

Seja pelo sabor ou pelos benefícios à saúde, beber esse chá é uma coisa boa, apreciada em muitos lugares. Experimente você também, experimente mais de nossa flora.
Espécie do Mês - Erva-mate Espécie do Mês - Erva-mate Reviewed by Túlio Lima Botelho on 17:30 Rating: 5

Nenhum comentário: