Pratique a preciclagem você também - Dia a Dia Sustentável #6

A preocupação com os resíduos não é apenas em relação ao destino que você dará a eles. Muito antes deles serem utilizados e descartados, os produtos podem, ou melhor, devem, passar por um crivo muito crítico por parte do você, consumidor. Escolher os melhores produtos, pensando no impacto que seus resíduos terão no futuro é conhecido como preciclagem.


Você está no mercado, fazendo suas compras do mês. Aquelas prateleiras cheias de produtos e suas embalagens sedutoras podem te induzir a comprar produtos desnecessários e com embalagens desnecessárias. Aí que entra a preciclagem: ela nada mais é do que pensar sustentavelmente na hora de comprar algo.

Muitos produtos vem cheios de embalagens: um plastico em volta do produto, uma caixa ou lata em volta e, por fim, outro plástico para selar tudo. Na minha opinião, não precisa de tanto para manter a integridade do produto lá dentro. Quando abertos, tudo isso vai para o lixo e nem sempre vai receber a destinação correta. A lata até pode ser usada para guardar bolachas (já vi muita lata de panetone com essa nova função), mas a caixa e os plásticos? Lixo e lixo.

Sem falar nos produtos desnecessários que compramos. Eles vão ficar parados em nossas casas, sem utilidade, só enchendo espaço. Vamos parar e pensar, perceber o que é realmente necessário para não cometermos exageros. É bom para o meio ambiente e para nosso bolso, pois evitaremos gastos desnecessários.

É fácil manter essa vigilância e comprar corretamente:

  • Evite embalagens desnecessárias: prefira produtos com poucas embalagens, sem aquelas coisas muito complicadas. Vai fazer um presente? Economize no papel e nas fitas. Um embrulho discreto pode ser tão bonito quanto um cheio de coisas que irão para o lixo. O que realmente importa é o que a pessoa achará do conteúdo do embrulho e não da embalagem.
  • Prefira as embalagens retornáveis: utilizar esses recipientes contribuem para a redução do descarte incorreto do plástico e extração de areia para fazer mais e mais garrafas de vidro. Sem falar que certos bebidas são bem mais gostosas quando estão nas garrafas de vidro do que quando vêm nas de plástico.
  • Fique de olho no consumo de energia dos eletrodomésticos: quando for adquirir algum produto novo, fique de olho no selo do PROCEL e no gasto energético do produto. Sempre compre os mais econômicos.
  • Prefira sabões sustentáveis: saponáceos são produtos que podem agredir muito a água. Compre sempre detergentes biodegradáveis e com baixa concentração de fosfatos.

Costumo falar que a preciclagem seria uma pré-reciclagem (admito que não achei a origem do termo, se for essa, raciocinei certo). Afinal, seguir suas práticas conduz para compras sustentáveis, escolhendo os produtos menos agressivos à natureza; uma forma de pensar no meio ambiente antes dos resíduos serem gerados, onde entraria a reciclagem.
Pratique a preciclagem você também - Dia a Dia Sustentável #6 Pratique a preciclagem você também - Dia a Dia Sustentável #6 Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:00 Rating: 5

Nenhum comentário: