Espécie do Mês - Tambaqui

Os rios brasileiros possuem uma infinidade de espécies de peixes, muitas apreciadas na pesca esportiva e culinária. Os rios amazônicos guardam muitas dessas riquezas, como a espécie que veremos hoje, o tambaqui (Colossoma macropomum).

Tambaqui

O tambaqui é um peixe nativo dos rios amazônicos, sendo também encontrado em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná e Mato Grosso. Pode alcançar 90 cm e pesar 30 kg; existem relatos de indivíduos de até 45 kg, mas a sobrepesca impede que cheguem a esse tamanho. É um peixe de escamas e  apresenta formato romboidal, com coloração parda na metade superior e negra na metade inferior, podendo variar conforme a cor da água. Os alevinos apresentam machas escuras pelo corpo, que geralmente é cinza claro.

É um animal onívoro, alimentando-se de moluscos, insetos, plâncton, frutas, folhas e sementes. Eles usam seus dentes fortes e arredondados para se alimentar de frutos mais duros.

Reproduz com fecundação externa, em que macho e fêmea liberam seus gametas na água, onde ocorrerá a fecundação. Os tambaquis são peixes reofílicos, ou seja, realizam migrações reprodutivas rio acima para amadurecer sexualmente e procriar (a famosa piracema). Esse fenômeno ocorre de agosto a dezembro, onde os cardumes percorrem até 1000 km rio acima. Esse esforço gera ácido lático no corpo do animal, que estimula a produção de hormônios sexuais na hipófise. Na época da desova eles não se alimentam, vivendo, assim, da gordura armazenada em seus corpos.
Espécie do Mês - Tambaqui Espécie do Mês - Tambaqui Reviewed by Túlio Lima Botelho on 19:46 Rating: 5

Nenhum comentário: