Trânsito sustentável - Dia a Dia sustentável #8

O trânsito das cidades, sem dúvida, é algo caótico. Até nas pequenas cidades podem acontecer momentos de estresse, embora raros. Carros demais, pouco espaço, falta de mobilidade. Tudo isso, além de estressar a vida de qualquer um, faz um grande mal à natureza: são bilhões e bilhões de partículas poluentes lançadas na atmosfera. Toda essa poluição só trará malefícios à saúde de todos os moradores daquele local. Pensando nisso, que tal refletir em algumas situações que ajudam a desafogar o trânsito e reduzir as emissões de poluentes?


  • Ande mais de bicicleta: essa é a mais clássica das atitudes. Tirar a bike da garagem ajuda a diminuir a quantidade de carros nas ruas, sem falar que ela não emite poluentes e é um excelente exercício. Só não se esqueça de sempre utilizar capacete e andar na ciclovia ou outras áreas seguras para ciclistas.

  • Pratique a carona solidária: que tal reunir a turma do trabalho para ir no mesmo carro? Em vez de 5 carros, com 1 passageiro cada, passear por aí, um carro com 5 pessoas deixa as ruas menos cheias e com menos poluição. Sem falar que durante o trajeto pode-se colocar o papo em dia e combinar aquela festinha do fim de semana.

  • Caminhe: precisa ir até a farmácia ou ao banco ali perto pagar uma conta? Vá a pé. Já vi muitas pessoas pegando o carro para ir a um lugar perto. Caminhando você economiza combustível, movimenta o corpo e vê melhor as pessoas e o que acontece na cidade.

  • Faça sempre a manutenção de seu veículo: motor, pneus e outras partes do caro em dia é sinal de maior segurança e economia. Pra quê gastar com combustível desnecessário? Basta fazer as revisões necessárias para deixar seu carro sempre em dia.

  • Use transporte coletivo: em muitas cidades ele é um grande problema, o que leva as pessoas preferirem andar nos próprios veículos. Mas ande de coletivo. É outra forma de desafogar o trânsito lotado de carros.

Muitas alternativas nesse sentido vão depender do local onde mora, da segurança e do quão complicado é o trânsito de sua cidade. Mesmo assim, faça um esforço, tente mudar seus hábitos de locomoção. Muita coisa boa irá acontecer...
Trânsito sustentável - Dia a Dia sustentável #8 Trânsito sustentável - Dia a Dia sustentável #8 Reviewed by Túlio Lima Botelho on 17:10 Rating: 5

Nenhum comentário: