Espécie do Mês - Copaíba

A natureza abriga inúmeras espécies de vegetais, isso todos sabemos. E elas, além de sombra, frutos e contribuir para a manutenção do ar puro, nos oferecem outros produtos que são úteis em nossas vidas. Tal característica, que reforça ainda mais a necessidade de conservação, é presente na copaíba (Copaifera langsdorffii).


Também conhecida como pau d'óleo, copaibeira, óleo de copaíba, entre outros, essa árvore está presente em áreas tropicais da América Latina e África Ocidental. É uma árvore de médio-grande porte, alcançando de 15 a 35 metros, variando de acordo com o local onde está plantada. Apresenta tronco com diâmetro variando entre 50-80 cm e copa globulosa densa. Floresce em dezembro, com pequenas flores brancas dispostas em cacho. Frutifica em agosto, dando origem a uma pequena vagem marrom que se abre expondo uma ou duas sementes. Elas são pequenas, pretas e cobertas por um arilo alaranjado.

Sua madeira é moderadamente pesada, sendo utilizada na construção civil, marcenaria, para cabos de ferramentas, carrocerias, assoalhos, entre outros. Ela é útil para plantio em áreas degradadas e de preservação permanente. No entanto, a maior procura pela copaíba está em seu óleo, que possui inúmeras aplicações.


Extraído de seu caule, o óleo da copaíba já tem grande fama entre os povos tradicionais por sua ação anti-inflamatória e cicatrizante. Outros usos na medicina popular é como diurético, laxativo, antitetânico, antiblenorrágico (contra a gonorreia), anti-reumático, anti-séptico do aparelho urinário e antitussígeno (contra a tosse).

Já é comprovada sua eficiência no combate ao bacilo do tétano (Clostriduim tetani) e ao crescimento do Trypanosoma cruzi (causador da doença de Chagas). Pesquisadores na Unicamp testaram substâncias isoladas do óleo da copaíba e identificaram ação contra nove linhagens de câncer, além da tuberculose. Descobriu-se também potente ação tumoral, sendo realizados testes contra o vírus HPV (causador do câncer de colo de útero).

Na Europa, o óleo é utilizado na fabricação de vernizes e restauração de quadros. Na Amazônia, é utilizado como combustível de barcos, mostrando potencial para o biodiesel. Só que tantos benefícios trazem grandes preocupações e responsabilidades ao homem. Pois tantos usos podem gerar uma extração descontrolada dos recursos desse vegetal, colocando em risco sua sobrevivência. O uso sustentável é possível e indicado, trabalhando de forma a não extinguir a copaibeira.
Espécie do Mês - Copaíba Espécie do Mês - Copaíba Reviewed by Túlio Lima Botelho on 11:12 Rating: 5

Nenhum comentário: