Espécie do Mês - Candeia

No mês do Cerrado e da Árvore, nada mais justo do que uma árvore no nosso Espécie do Mês. Hoje, iremos falar de uma espécie com uma importância incalculável, pois ela se mostra útil não só no uso da madeira e nas suas propriedades medicinais, mas também nos trabalhos de recomposição de áreas degradadas. Conheça a candeia (Eremanthus erythropappus).


A candeia é uma árvore nativa do Brasil, ocorrendo em áreas de Cerrado e Mata Atlântica. Atinge até 10 m de altura, com uma copa muito ampla. Seu caule tem casca grossa e muitas fendas no fuste (parte do caule entre o solo e as primeiras ramificações). 

Suas folhas são elípticas, apresentando pelos na face inferior. São plantas hermafroditas, com flores pequenas, tubulares e roxas. A floração ocorre de agosto a setembro e os frutos amadurecem de setembro a novembro. Ele não possui polpa e apresenta apenas uma semente.


Sua madeira é muito utilizada para fazer moirões de cerca. Por ser uma madeira resistente, moirões de cercas feitas com candeia podem durar até 30 anos sem que apodreçam. Sua madeira também é utilizada para a fabricação de postes, caibros, vigas, carvão vegetal, entre outros.

Do caule também se extrai um óleo "mil e uma utilidades". Do famoso óleo de candeia se extrai o alfabisabolol, utilizados em cosméticos e fármacos. Sem falar de suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antimicóticas e calmantes.

A candeia é chamada de espécie pioneira, pois ela é uma das primeiras a colonizar uma área. Locais degradados por desmatamento ou erosão, por exemplo, se deixados para recuperarem-se sozinhos, possivelmente apresentarão indivíduos de E. erythropappus entre os primeiros a nascerem ali. Esse fato deu à candeia um potencial de uso na recuperação de áreas degradadas, onde seu plantio é incentivado nesses trabalhos.

Tantos usos que essa árvore possui só atrai ganância por sua madeira. O desmatamento de candeia é a principal ameaça essa espécie, que contribui para o fim de um organismo que, utilizado de forma sustentável, tem muito a oferecer a diversos setores da indústria e na recomposição do meio ambiente que o homem estraga.

Espécie do Mês - Candeia Espécie do Mês - Candeia Reviewed by Túlio Lima Botelho on 18:30 Rating: 5

Nenhum comentário: