Pela utilização sustentável dos recursos naturais - UCs de Uso Sustentável

As Unidades de Conservação são áreas destinadas à conservação dos recursos naturais. Cada uma de suas categorias apresentam usos específicos, que vão de proteção integral ao uso sustentável dos recursos. Estas Unidades atuam como locais onde é possível o uso dos produtos naturais, desde que seja feita de forma sustentável e com respeito às populações tradicionais que moram ali. Esse tipo de UC tem como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.

Extração de látex

São sete categorias:

Área de Proteção Ambiental (APA): área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, tem como objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais
Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais
Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE): área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais singulares. Visa conservar esses ambientes conservados e regular o uso da terra dentro das metas de conservação.

Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Genebra
Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Genebra
Floresta Nacional (FLONA): área de cobertura vegetal predominantemente nativa, com o objetivo do uso sustentável dos recursos florestais e pesquisa científica voltada para métodos sustentáveis de extração. É permitida a permanência de populações tradicionais e visitantes, desde que estejam de acordo com o plano de manejo da unidade.

Floresta Nacional Açu
Floresta Nacional Açu
Reserva Extrativista (RESEX): área utilizada por populações tradicionais, que vivem do extrativismo de produtos naturais e agricultura de subsistência e criação de animais de pequeno porte. Sua criação visa proteger essas populações assegurando o uso sustentável dos recursos naturais. A visitação e pesquisa científica são permitidas.

Reserva Extrativista Arióca Pruanã
Reserva Extrativista Arióca Pruanã
Reserva de Fauna: área com populações de espécies da fauna nativa, terrestre e aquática, residente e migratória, adequadas à pesquisa científica sobre manejo econômico dos recursos faunísticos. A caça, tanto amadora quanto profissional, são proibidas nessas áreas. 

Reserva de Desenvolvimento Sustentável: áreas que abrigam populações tradicionais, que vivem ali há muitas gerações e são adaptados  às condições ecológicas do local. Tais pessoas vivem na extração de produtos naturais.

Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPN): áreas particulares, gravadas com a perpetuidade (sempre serão RPPN), com objetivo de conservar a natureza presente. É uma forma dos cidadãos agirem na proteção do meio ambiente, destinando áreas de sua propriedade para a conservação dos recursos naturais, Nesses locais é permitida a visitação pública e a pesquisa científica.

Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Matão
As Unidades de Conservação são, por enquanto, a melhor forma de manter conservados os recursos naturais. No entanto, a quantidade de UCs delimitadas ainda está muito aquém do ideal, sem falar da falta de fiscalização que faz com que muita destruição ainda ocorra dentro dos limites de áreas protegidas.
Pela utilização sustentável dos recursos naturais - UCs de Uso Sustentável Pela utilização sustentável dos recursos naturais - UCs de Uso Sustentável Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:30 Rating: 5

Nenhum comentário: