Espécie do Mês - Sucuri

Abaixo das verdes copas da Amazônia, inúmeros seres vivos ocupam sua imensa extensão. São onças, antas, macacos, morcegos e uma infinidade de pássaros e peixes que vivem naquele ambiente. Um grande animal que vive nos rios amazônicos causa temor em muita gente, sobretudo após os filmes em que foi um dos protagonistas: a sucuri (Eunectes murinus).

Sucuri
"01-COBRA-SUCURI-3M-WAGNER-MEIER MG 2458" por Wagnermeier - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.
Mundialmente conhecida como anaconda, a sucuri também recebe os nomes sucuri, sucuriú, sucuriju, sucuruju, sucurijuba, sucurujuba, boiaçu, boiguaçu, boiuçu, boioçu, boiçu, boiuna, boitiapoia, arigboia, anaconda e viborão. É a maior serpente sul-americana, pertencente a família Boidae, a mesma da jiboia e outras serpentes constritoras.

Vive em rios e regiões alagadas da Amazônia, onde encontra seu alimento. Podem alcançar até 10 m de comprimento. No entanto, o tamanho médio dos indivíduos encontrados é de 7 a 9 m e chegam a pesar 150 quilos.

Carnívora, essa espécie alimenta-se de peixes, sapos, tartarugas, lagartos, serpentes, jacarés, aves, cutias, pacas, capivaras, queixadas, caititus, antas, veados e macacos. De vez em quando, acaba chegando a alguma fazenda e se alimenta do gado, conseguindo engolir um bezerro. Como são serpentes áglifas, cujos dentes não inoculam veneno, esses répteis matam suas presas por constrição, apertando o corpo até que a presa fique sem ar.

Na época reprodutiva, as fêmeas liberam um feromônio para atrair os machos e copula com vários deles, ficando enrolados como se fossem uma enorme bola. As sucuris são ovovivíparas, cujos ovos eclodem dentro do corpo da mãe. Após seis meses, a fêmea dá a luz de 20 a 40 filhotes que medem aproximadamente 80 cm. Os filhotes já nascem autossuficientes e atingem a maturidade com 6 anos. Sua expectativa de vida é de 30 anos.

As maiores ameaças às sucuris são a caça predatória a destruição do habitat. O desmatamento da Amazônia acaba com os locais de ocorrência dessa espécie, reduzindo suas populações. As sucuris são vítimas da caça em busca de seu couro, utilizado na confecção de bolsas, sapatos e outros itens de moda. Sem falar no abate que fazendeiros realizam para impedir que elas comam seus rebanhos. Atualmente é considerada como Vulnerável e, para reverter esse quadro, muita coisa deve mudar para que mais uma riqueza da floresta não desapareça para sempre.
Espécie do Mês - Sucuri Espécie do Mês - Sucuri Reviewed by Túlio Lima Botelho on 15:25 Rating: 5

Nenhum comentário: