Variações e adaptações do ser humano

O ser humano se espalhou por todos os ambientes terrestres. Em cada lugar, a seleção natural selecionou as características mais importantes para a sobrevivência nos ambientes. Em cada local, a espécie humana apresenta diferenças corporais como diferentes cores de pele e formato dos olhos, por exemplo.

Desde seu surgimento na África, o homem passou por uma longo caminho para chegar até aqui. Ele ocupou as terras europeias, pradarias asiáticas, ilhas do Pacífico e terras americanas. Em cada lugar, pressões seletivas distintas agiram e selecionaram características que, hoje, percebemos ser específicas de cada região do planeta. Os olhos puxados dos asiáticos, a pele negra dos africanos, a pele clara dos nórdicos entre outras tantas características que as pessoas apresentam em cada lugar que vivem mostram o quanto a espécie humana se diversificou, criando muitas variações dentro da espécie.

Isso mesmo, variações. Apenas isso. É comum falar de raça negra, branca, asiática, porém são conceitos errados. A espécie Homo sapiens não possui raças. O que se conhece por raça negra, branca ou indígena são concepções humanas. Biologicamente, a espécie humana não apresenta raças, todos são iguais. 

É fácil perceber a diferença. Compare diferentes raças de cães. A diferença entre elas é gritante!  O mesmo não ocorrem com as pessoas. As variações de cor de pele e tipo de cabelo são apenas isso, variações. Nada que permita separar pessoas diferentes em raças diferentes que, afinal, não existem.

Além dessas variações, durante sua evolução, o ser humano apresentou diversas adaptações que foram cruciais para seu sucesso:

  • A capacidade de raciocínio, que possibilitou a criação de objetos úteis e o desenvolvimento da linguagem;
  • A postura ereta, que liberou braços e mãos;
  • A visão binocular frontal, que possibilitou melhor visão para cálculo de distâncias e observação de outros seres;
  • Os polegares opositores, que permitem segurar objetos;
  • O comportamento gregário, pois viver em grupo aumenta a proteção.

Essas adaptações foram cruciais para que o Homo sapiens alcançasse cada canto do planeta e chegasse ao que é hoje. Foi um longo caminho percorrido e ainda há muito a trilhar, principalmente num momento em que sua capacidade de raciocínio deve ser usada para reverter as consequências de nossos próprios atos.

____________________________________________________
Saiba mais sobre evolução humana nesse artigo que publiquei no Portal Educação.
Variações e adaptações do ser humano Variações e adaptações do ser humano Reviewed by Túlio Lima Botelho on 14:25 Rating: 5

Nenhum comentário: