As mudanças na paisagem causadas pela erosão

A paisagem muda constantemente. A todo momento o solo está sendo desgastado, o vento leva partículas de terra por longas distâncias e rios aumentam suas áreas. Essa modificação da estruturado solo, pela ação de diversos agentes externos, recebe o nome de erosão.

Erosão é o desgaste do solo e das rochas por ação do intemperismo. Os agentes erosivos, como a água, vento, frio, calor, substâncias corrosivas, desestabilizam a estrutura sólida do planeta, modificando suas formações e, por consequência, paisagens inteiras. Na imagem abaixo, temos dois tipos de erosão. Na primeira, as águas de um rio erodem o solo, formando canyons; na segunda; a falta de cobertura vegetal do solo permite que as águas da chuva levem o solo, gerando as chamadas voçorocas.


A ação do ser humano contribui muito para a erosão. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo à ação de fatores climáticos, como chuva e vento, que levam embora a camada mais fértil do solo, comprometendo o nascimento de qualquer planta ali. Desmatamento e queimadas são os principais vilões disso. O fim da vegetação que essas duas práticas fazem deixam o solo exposto, que pode ressecar e dar início a um processo de desertificação. Sem falar que as partículas de solo descem vales e vão parar no fundo de corpos d'água, causando assoreamento de rios.

Existem vários tipos de erosão, causadas por fatores totalmente naturais ou com um dedinho da ação humana. Todas elas vão modificar a paisagem e, em casos graves, comprometer o habitat. São eles:

Erosão glacial: causada pela água de locais gelados, que infiltra no solo e nas rochas e, quando a temperatura cai, congela e se expande, erodindo a formação. Geleiras que avançam sobre a terra erodem por atrito, criando os fiordes (formações geológicas típicas dos países escandinavos).

Geirangerfjord boats.jpg
Fiorde norueguês. Por jeaneeem - FlickrIMG_3144CC BY 2.0https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18905510
Erosão marinha: causada pelas águas do mar, que desgastam as rochas. Principal agente da formação da areia da praia e das falésias.

Sitges coast.jpg
Por Dani Armengol de Cerdanyola, Spain - FlickrCC BY 2.0https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=350790
Erosão fluvial: causada pela água dos rios. Forma canyons.



Erosão pluvial: causada pelas águas da chuva. É a que mais degrada o solo descoberto, carregando partículas do solo por longas distâncias.



Erosão eólica: causada pela ação do vento.

Alrededores de Puno.jpg
Por Alfredobi - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=601827


Erosão química: causada por substâncias corrosivas.
As mudanças na paisagem causadas pela erosão As mudanças na paisagem causadas pela erosão Reviewed by Túlio Lima Botelho on 10:06 Rating: 5

Nenhum comentário: