Espécie do Mês - Jatobá-do-cerrado


Nome científico: Hymenaea stigonocarpa
Ocorrência: Piauí, Bahia, Goiás, Minais Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo
Dimensões: 9 metros de altura e tronco com 30 a 50 cm de diâmetro 

O jatobá é uma árvore típica do Cerrado, onde também é conhecida por jutaí, jatobá-capo, jatobá-de-casca-fina, jitaí e jutaicica. Possui madeira dura e resistente, sendo utilizada na construção civil, naval e na fabricação de vigas, carrocerias e móveis. 

Suas folhas são compostas de dois folíolos glabros e suas flores, que misturam tons beges e amarelos-claros, normalmente se destacam na paisagem. A sua floração ocorre nos meses de dezembro a fevereiro; e sua frutificação nos meses de agosto e setembro. Os frutos são comestíveis e muito apreciados pelas populações rurais.


As vagens possuem casca muito dura, sendo necessário uso de algo para abri-las. Em seu interior existe uma "farinha" que envolve as sementes. Essa farinha é muito utilizada na alimentação, sendo utilizada na fabricação de pães, bolos, bolachas, doces e sorvetes.

O jatobá também possui propriedades medicinais, utilizado na medicina popular como expectorante, estimulador de apetite, vermífugo, no tratamento de problemas respiratórios, dores no estômago, para combater problemas renais e urinários, infecções intestinais, e como cicatrizante.

Essa é uma das árvores características do Cerrado, que tem uma admiração pelas pessoas que vivem na região onde ocorre. Algo digno de preservação, assim como todo o bioma que a abriga.
Espécie do Mês - Jatobá-do-cerrado Espécie do Mês - Jatobá-do-cerrado Reviewed by Túlio Lima Botelho on 10:18 Rating: 5

Nenhum comentário: