O que faz um curioso?

A curiosidade leva uma pessoa a buscar entender o mundo que a cerca, conhecer coisas novas e aprender sempre mais. Uma pessoa curiosa sempre tem esse objetivo de querer saber mais. E esse querer saber mais extrapola os currículos escolares, por exemplo.


Esses dias, no meio de uma aula sobre poríferos, um aluno meu do 7º ano perguntou-me sobre viagens interplanetárias, velocidade da luz e outros assuntos espaciais. O anúncio da Nasa sobre um planeta semelhante à Terra no sistema da estrela Proxima Centauri gerou essas dúvidas no aluno. Respondi pelo pouco que sei dessa área e voltei a falar das esponjas.

Era perceptível a curiosidade desses alunos (a medida que explicava, outros faziam perguntas sobre o tema). E acredito, pela expressão deles, que minha explicação foi satisfatória.

As pessoas são curiosas por natureza. Observe um bebê quando começa a andar. Ele quer ver tudo que o rodeia, quer tocar, sentir o que é aquilo. À medida que ele cresce, a curiosidade continua e a criança começa a perguntar o porquê das coisas. É nessa época que essa curiosidade pode ter fim.

A criança recebe, como resposta, muitos "porque sim", "é mágica", porque Deus quis assim". Tudo bem que as perguntas podem vir em momentos inoportunos, desprevenidos, e respostas assim resolvem logo a questão.

No entanto, infelizmente, isso pode "podar" a busca curiosa de uma criança, já que ele nunca encontrará a resposta que procura.

É preciso estimular a curiosidade das pessoas, independente de sua idade. A curiosidade move as pessoas a querer entender melhor o ambiente que a cerca, buscar entender o funcionamento das coisas. Uma pessoa curiosa se faz com estímulos. O incentivo a ler, a pesquisar, a observar o mundo faz com que o ser humano queira buscar isso cada vez mais, num ciclo que só traz conhecimento e aprendizado.

A curiosidade é intrínseca das pessoas e estimulá-la é vital. Não existe recompensa melhor do que os olhinhos de uma criança brilhando ao ter suas dúvidas sanadas.
O que faz um curioso? O que faz um curioso? Reviewed by Túlio Lima Botelho on 16:01 Rating: 5

Nenhum comentário: